Leitura em 3 minuto(s)

<a href=Auxiliar de Enfermagem" />
O auxiliar de enfermagem está presente no atendimento básico do paciente que procura uma unidade de saúde. Ele prepara os pacientes para consultas e procedimentos, segue orientação de enfermeiros e da equipe médica, realiza alguns exames mais simples, promove a educação em saúde, incentiva e auxilia em práticas de higiene, colhe materiais e realiza o controle de estoque do material utilizado.

O profissional pode dar injeções e administrar medicações que tenham sido prescritas por médicos. Outras funções permitidas ao auxiliar de enfermagem são realizar imobilizações, fazer curativos e esterilizar instrumentos e equipamentos hospitalares que serão utilizados pela equipe de saúde.

Como atua um Auxiliar de enfermagem?

O auxiliar de enfermagem pode trabalhar em diferentes locais de saúde, realizando atividades de menor complexidade e sob a supervisão do enfermeiro. Esterilizar equipamentos, fazer curativos, dar injeções e colher materiais estão entre as suas funções. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um auxiliar de enfermagem no Brasil gira em torno de R$ 1.600.

Onde atua um Auxiliar de enfermagem?

O auxiliar de enfermagem pode trabalhar em postos de saúde e hospitais da rede pública e privada. O ingresso como servidor de prefeituras e secretarias estaduais de saúde se dá por meio de processo seletivo e concursos públicos.

Em processos seletivos, o auxiliar de enfermagem trabalha, em geral, até dois anos como temporário. Nos concursos públicos, a vaga é efetiva e pode ser regida por regras das leis municipais ou pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A atuação autônoma também é possível para esse profissional, que pode ser contratado por certos períodos para atendimentos domiciliares, também conhecidos como home cares.

Outros locais que contratam auxiliares de enfermagem são creches, asilos, centros de recuperação e tratamento para usuários de drogas, laboratórios, universidades e clínicas particulares.

Como se tornar um Auxiliar de enfermagem?

A carreira de auxiliar de enfermagem exige formação específica na área. O interessado nessa área deve procurar um curso de auxiliar de enfermagem devidamente autorizado para funcionamento, conforme as normas do Ministério da Educação. É importante lembrar que existem diferenças entre as funções e cursos de auxiliar de enfermagem, técnico de Enfermagem e enfermeiro.

O auxiliar de enfermagem conta com um curso que permite realizar procedimentos ambulatoriais mais simples. A formação não dá titulação de técnico e nem graduação de nível superior. Sua duração é variada, podendo se estender de um ano a dois. É preciso ter mais de 18 anos ao final das aulas.

Após a conclusão dos estudos, o profissional deve procurar o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de seu estado para obtenção do registro que autoriza seu trabalho.

Fonte: querobolsa

Compartilhe com amigos

Deixe um comentário

Caro(a) concurseiro(a),

Manter um site como o Mais Certames no ar demanda esforço, dedicação e recursos financeiros. É por isso que estamos aqui, humildemente, pedindo a sua contribuição. Com a sua ajuda, poderemos garantir que continuemos a oferecer conteúdo de qualidade, atualizado e de fácil acesso a todos os concurseiros que buscam realizar seus sonhos profissionais.

Cada doação, por menor que seja, faz uma grande diferença. Ela nos permite cobrir os custos de hospedagem, desenvolvimento de conteúdo e manutenção do site, além de nos motivar a seguir em frente, sabendo que temos o apoio da nossa comunidade.

Se o Mais Certames já foi útil para você de alguma forma, por favor, considere fazer uma doação. Sua generosidade não apenas ajudará a manter o site no ar, mas também beneficiará milhares de pessoas que compartilham do mesmo objetivo: conquistar uma vaga no serviço público.

Agradecemos imensamente pelo seu apoio e confiança.

Apoiar