Leitura em 4 minuto(s)


Um gráfico de funil é ótimo para ilustrar a diminuição gradual dos dados que passam de um estágio para outro. Com seus dados em mãos, mostraremos como inserir e personalizar facilmente um gráfico de funil no Microsoft Excel.

Como o nome indica, um gráfico de funil tem sua maior seção na parte superior. Cada seção subsequente é menor do que sua predecessora. Ver as maiores lacunas permite que você identifique rapidamente os estágios de um processo que podem ser aprimorados.

Quando usar um gráfico de funil

Mais comumente usado para mostrar fases em um processo de vendas, você também pode usar um gráfico de funil para outros tipos de dados. Como exemplos, você pode usar um para exibir um fluxo de informações, um procedimento de atendimento de pedido ou um fluxo de processo de negócios.

Para este tutorial, vamos ficar com os dados de vendas. Temos uma campanha por e-mail para nosso novo programa de associação. Usaremos um gráfico de funil para mostrar o processo desde a explosão do e-mail para os membros em potencial até aqueles do grupo que se inscreveram.

Mostraremos números para cada categoria, ou estágio, no processo de nosso gráfico de funil:

  • Emails enviados
  • Emails abertos
  • Link visitado
  • Inscrito para teste
  • Subscrito

Crie um gráfico de funil no Excel

Abra sua planilha no Excel e selecione o bloco de células que contém os dados do gráfico.

Vá para a guia Inserir e a seção Gráficos da faixa de opções. Clique na seta ao lado do botão denominado Inserir Cachoeira, Funil, Estoque, Superfície ou Gráfico de Radar e escolha “Funil”.

O gráfico de funil aparece direto na sua planilha. A partir dele, você pode revisar os dados e, conforme mencionado, ver as maiores lacunas em seu processo.

Por exemplo, vemos aqui a grande redução do número de emails enviados para o número aberto. Portanto, sabemos que precisamos motivar melhor os membros em potencial para realmente abrir esse e-mail.

Também podemos ver a pequena lacuna entre aqueles que se inscreveram para o teste e depois se inscreveram. Isso nos mostra que esse estágio específico do processo funciona muito bem.

Personalize seu gráfico de funil

Tal como acontece com os outros tipos de gráficos no Excel, como uma cascata ou mapa de árvore, você pode personalizar o gráfico de funil. Isso não só ajuda a incluir os elementos mais importantes em seu gráfico, mas também dá um impulso à sua aparência.

O melhor lugar para começar ao editar seu gráfico é com seu título. Clique na caixa de texto Título do gráfico padrão para adicionar um título de sua preferência.

Em seguida, você pode adicionar ou remover elementos do gráfico, escolher um layout diferente, escolher um esquema de cores ou estilo e ajustar sua seleção de dados. Selecione o gráfico e clique na guia Design do gráfico exibida. Você verá essas opções na faixa de opções.

Se você gostaria de personalizar os estilos e cores das linhas, adicionar uma sombra ou efeito 3-D, ou dimensionar o gráfico para medidas exatas, clique duas vezes no gráfico. Isso abre a barra lateral Formatar área do gráfico, onde você pode usar as três guias na parte superior para ajustar esses itens do gráfico.

Com o Excel no Windows, você tem algumas maneiras adicionais de editar seu gráfico. Selecione o gráfico e você verá dois botões aparecerem à direita. No topo estão os elementos do gráfico e abaixo estão os estilos do gráfico.

  • Elementos do gráfico: adicione, remova ou reposicione elementos no gráfico, como rótulos de dados e uma legenda.
  • Estilos de gráfico: use as guias Estilo e Cor para adicionar um toque especial à aparência do gráfico.

Depois de terminar de personalizar seu gráfico, você também pode movê-lo ou redimensioná-lo para caber perfeitamente em sua planilha. Para mover o gráfico, basta selecioná-lo e arrastá-lo para seu novo local. Para redimensioná-lo, selecione-o e arraste para dentro ou para fora de uma borda ou canto.

Compartilhe com amigos

Deixe um comentário

Caro(a) concurseiro(a),

Manter um site como o Mais Certames no ar demanda esforço, dedicação e recursos financeiros. É por isso que estamos aqui, humildemente, pedindo a sua contribuição. Com a sua ajuda, poderemos garantir que continuemos a oferecer conteúdo de qualidade, atualizado e de fácil acesso a todos os concurseiros que buscam realizar seus sonhos profissionais.

Cada doação, por menor que seja, faz uma grande diferença. Ela nos permite cobrir os custos de hospedagem, desenvolvimento de conteúdo e manutenção do site, além de nos motivar a seguir em frente, sabendo que temos o apoio da nossa comunidade.

Se o Mais Certames já foi útil para você de alguma forma, por favor, considere fazer uma doação. Sua generosidade não apenas ajudará a manter o site no ar, mas também beneficiará milhares de pessoas que compartilham do mesmo objetivo: conquistar uma vaga no serviço público.

Agradecemos imensamente pelo seu apoio e confiança.

Apoiar