Leitura em 8 minuto(s)

Como qualquer outro programa, o Microsoft Excel vem com algumas configurações padrão que não funcionam bem para todos. Você pode economizar tempo e energia alterando o que acontece toda vez que você abre e trabalha no Excel.

Embora o Microsoft Excel tenha muito mais configurações do que listaremos aqui, essas são algumas das mais comuns que você deve considerar alterar.

Onde acessar as configurações padrão

Para cada uma das configurações listadas abaixo, você irá para o mesmo ponto inicial para fazer a alteração, que são as Opções do Excel.

Abra o Excel e selecione a guia Arquivo. No canto inferior esquerdo, escolha “Opções”.

Isso abre as Opções do Excel onde cada uma das configurações reside. Você pode então selecionar a guia de menu correta à esquerda para a configuração correspondente, conforme descreveremos abaixo.

1. Barra de ferramentas de acesso rápido

Uma das melhores configurações a serem observadas ao usar o Excel é a configuração da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido . Este local útil é ideal para fazer as coisas rapidamente. Por exemplo, você pode querer um botão para Salvar como em vez de apenas Salvar ou uma maneira rápida de enviar o arquivo por e-mail.

Selecione “Barra de ferramentas de acesso rápido” e use a caixa suspensa Escolher comandos de para ver uma seleção de opções. Escolha um comando na lista e selecione “Adicionar” para movê-lo para a barra de ferramentas à direita. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

2. Estilo e tamanho da fonte

Outra boa configuração padrão a ser alterada se você tiver uma preferência de fonte é o estilo e o tamanho. Você pode preferir um estilo de fonte específico ou ser obrigado a usar um determinado tamanho a cada nova pasta de trabalho que abrir.

Selecione “Geral” à esquerda e vá para a seção Ao criar novas pastas de trabalho. Você verá as duas principais configurações aqui para o estilo de fonte padrão e, em seguida, o tamanho. Faça suas seleções nessas caixas suspensas e clique em “OK” para salvá-las.

3. Exibir novas planilhas

Embora talvez não seja tão comum quanto alterar a fonte padrão, a exibição que você usa no Excel pode ser algo que você precisa ajustar. Talvez você sempre trabalhe na exibição de layout de página ou apenas queira abrir novas planilhas na exibição de quebra de página.

Selecione “Geral” e vá para a seção Ao criar novas pastas de trabalho. Selecione a caixa suspensa Exibição padrão para novas planilhas e escolha a exibição desejada. Juntamente com as duas opções mencionadas, você pode escolher “Normal View”. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

4. Pasta de trabalho para abrir

Você quase sempre abre a mesma pasta de trabalho no Excel? Você pode fazer uma alteração para que a pasta de trabalho necessária seja aberta automaticamente ao iniciar o Excel.

Existem duas maneiras diferentes de fazer isso acontecer. Uma envolve alterar a pasta XLSTART integrada do Excel, e você pode encontrar detalhes completos sobre essa opção em nosso tutorial para abrir determinadas pastas de trabalho automaticamente.

Outra opção mais simples é abrir as pastas de trabalho contidas em uma pasta que você especificar. Selecione “Avançado” e vá para a seção Geral. Ao lado de Na inicialização, abra todos os arquivos em, insira o caminho para a pasta onde você salvou a pasta de trabalho desejada (você pode querer copiar o caminho usando o File Explorer ). Clique em “OK” para salvar sua alteração.

5. Número de pastas de trabalho recentes

Se, ao abrir o Excel, você escolher a pasta de trabalho a ser usada na lista Pastas de trabalho recentes, poderá personalizar o número exibido. A lista pode ficar bastante longa, porém, e talvez você só precise ver suas 10 pastas de trabalho mais recentes, em vez de 50.

Selecione “Avançado” e vá para a seção Exibir. Na parte superior da seção, ao lado de Mostrar este número de pastas de trabalho recentes, insira um número ou use as setas para mover para cima e para baixo. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

6. Número de Folhas

Ao criar uma nova pasta de trabalho, talvez você prefira começar com um número específico de planilhas . Em vez de adicioná-los à medida que avança, você pode abrir novas pastas de trabalho com um determinado número de planilhas.

Selecione “Geral” e vá para a seção Ao criar novas pastas de trabalho. Ao lado de Include This Many Sheets, insira um número ou use as setas para escolher o número. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

7. Unidades de régua

Embora o padrão da régua seja a unidade de medida da sua região, você pode querer alterar isso para polegadas, centímetros ou milímetros. Isso pode ser especialmente útil se você colaborar com colegas internacionais.

Selecione “Avançado” e vá para a seção Exibir. Use a caixa suspensa ao lado de Unidades de régua para escolher a que você preferir. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

8. Digite o comportamento da tecla

À medida que você trabalha inserindo dados em uma planilha, pressionar a tecla Enter move o cursor para a célula abaixo. Mas, no seu caso, você pode inserir seus dados horizontalmente à direita ou à esquerda. Você pode alterar a direção padrão ao pressionar a tecla Enter.

Selecione “Avançado” e vá para a seção Opções de edição. Use a caixa suspensa Direção abaixo de Após pressionar Enter, Mover seleção para selecionar Baixo, Direita, Cima ou Esquerda. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

9. Casas decimais

Se você trabalha muito com decimais em suas planilhas do Excel e está sempre alterando as casas decimais , também pode ajustar esse padrão.

Selecione “Avançado” e vá para a seção Opções de edição. Marque a caixa Inserir automaticamente um ponto decimal e insira um número ou use as setas ao lado de Casas. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

10. Método de Cálculo

Por padrão, os cálculos nas pastas de trabalho do Excel são automáticos. Esta é outra configuração que você pode querer alterar se preferir fazê-las manualmente ou apenas automaticamente para tudo, exceto tabelas de dados.

Selecione “Fórmulas” e vá para a seção Opções de cálculo. No lado esquerdo da seção, marque a opção que deseja usar para os cálculos da pasta de trabalho. Se você selecionar Manual, poderá opcionalmente marcar a configuração para recalcular a pasta de trabalho antes de salvar. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

11. Formato de arquivo ao salvar

Se você precisar de um formato de arquivo específico diferente do formato padrão do Excel , XLSX , poderá alterá-lo também. Isso economiza tempo ao alterar o tipo de arquivo Salvar como para novas pastas de trabalho.

Selecione “Salvar” e vá para a seção Salvar pastas de trabalho. Ao lado de Salvar arquivos neste formato, escolha o formato na lista suspensa. Você verá opções como versões mais antigas do Excel, CSV , texto e muito mais. Clique em “OK” para salvar sua alteração.

12. Layout da Tabela Dinâmica

Talvez você use tabelas dinâmicas com frequência no Excel para analisar grandes quantidades de dados . Se você estiver constantemente alterando configurações específicas para suas tabelas dinâmicas, ajuste os padrões.

Selecione “Dados” e vá para a seção Opções de dados. Clique em “Editar layout padrão” ao lado de Fazer alterações no layout padrão das tabelas dinâmicas.

Quando a caixa Editar layout padrão for aberta, use as caixas suspensas e os itens da caixa de seleção para fazer as alterações. Por exemplo, você pode ajustar como os subtotais e totais gerais aparecem em sua tabela.

Clique em “OK” na pequena janela e na janela Opções do Excel para salvar suas alterações.

Economize um pouco de tempo ajustando as mesmas configurações sempre que abrir o Excel, alterando os padrões. E lembre-se, se você mudar de ideia mais tarde, simplesmente retorne ao mesmo local nas Opções do Excel e reverta a configuração.

Compartilhe com amigos

Deixe um comentário

Caro(a) concurseiro(a),

Manter um site como o Mais Certames no ar demanda esforço, dedicação e recursos financeiros. É por isso que estamos aqui, humildemente, pedindo a sua contribuição. Com a sua ajuda, poderemos garantir que continuemos a oferecer conteúdo de qualidade, atualizado e de fácil acesso a todos os concurseiros que buscam realizar seus sonhos profissionais.

Cada doação, por menor que seja, faz uma grande diferença. Ela nos permite cobrir os custos de hospedagem, desenvolvimento de conteúdo e manutenção do site, além de nos motivar a seguir em frente, sabendo que temos o apoio da nossa comunidade.

Se o Mais Certames já foi útil para você de alguma forma, por favor, considere fazer uma doação. Sua generosidade não apenas ajudará a manter o site no ar, mas também beneficiará milhares de pessoas que compartilham do mesmo objetivo: conquistar uma vaga no serviço público.

Agradecemos imensamente pelo seu apoio e confiança.

Apoiar