Leitura em 4 minuto(s)


Costumamos falar sobre “funções” e “fórmulas” quando discutimos o Microsoft Excel. Na verdade, algumas pessoas os usam de forma intercambiável. No entanto, existem diferenças entre os dois. Para ajudá-lo a entender e usar o que você precisa, explicaremos como eles são diferentes.

O que é uma função no Excel?

Uma função no Microsoft Excel é uma fórmula predefinida. Construídas nos bastidores do aplicativo, as funções permitem que você faça cálculos, formatações e tarefas semelhantes sem a necessidade de conhecer operadores ou linguagens de programação.

Você pode usar uma função para fazer coisas como adicionar números, contar células e cortar espaços em branco. Exemplos de funções comuns no Excel incluem:

  • SOMA
  • CONTAR
  • MÉDIA
  • TRUNC
  • APARAR
  • As funções aparecem em letras maiúsculas, estão disponíveis para você selecionar e usar e podem ser inseridas nas fórmulas que você cria.

    Cada função no Excel requer uma sintaxe ou composição específica. Você pode ver essa sintaxe ao inserir uma função para ajudá-lo a criar a fórmula. Por exemplo, se você clicar no ícone Inserir Função (fx) à esquerda da barra de fórmulas, poderá pesquisar uma função a ser inserida.

    Perto da parte inferior da janela que aparece, você verá a sintaxe necessária para cada função selecionada na lista.

    Você pode ver na sintaxe alguns argumentos, como “valor” ou “número”, que basicamente informam à função como se comportar. Enquanto algumas funções podem ser usadas sem argumentos, outras não. Por exemplo, você não pode simplesmente usar a função SUM sozinha. Deve ser inserido em uma fórmula que contenha argumentos entre parênteses.

    Em alguns casos, as funções podem ser usadas sem argumentos. Por exemplo, para inserir a data e hora atuais em uma célula, você pode usar o NOW() que é uma função básica. Como você pode ver, não há argumentos, mas os parênteses acompanham a função como parte da sintaxe.

    O que é uma fórmula no Excel?

    Uma fórmula no Excel é uma expressão, como uma equação, que você cria dentro de uma célula. Você pode inserir uma função em sua fórmula ou criar uma equação sem uma.

    As fórmulas devem começar com um sinal de igual quando inseridas em uma célula e são as expressões finais usadas para realizar os cálculos ou tarefas que você configurou. Depois de adicionar uma fórmula a uma célula, você a verá exibida na Barra de Fórmulas na parte superior da planilha.

    Fórmulas com funções

    Se você selecionar uma função que deseja usar, adicione-a à fórmula e, em seguida, inclua os argumentos que podem incluir referências de células, números ou valores de texto. Exemplos de fórmulas simples usando funções no Excel incluem:

  • =SUM(A1:A10)
  • =COUNT(A1:A10)
  • =AVERAGE(A1:A10)
  • =TRUNC(7.5,1)
  • =TRIM(A1)
  • Como você pode ver, cada fórmula começa com uma função. As partes da fórmula entre parênteses são os argumentos. Por exemplo, se você inserir a SUM função em sua fórmula, deverá incluir o que deseja adicionar, como um intervalo de células contendo valores.

    Fórmulas sem funções

    As fórmulas podem ser usadas sozinhas, sem funções. Assim, você pode realizar tarefas como somar números e multiplicar valores em células. Exemplos de fórmulas básicas sem funções no Excel incluem:

  • =A1+A2
  • =C1-C2
  • =2*4
  • =B1/B2
  • =D1*D2
  • Lembrando a diferença entre funções e fórmulas

    Mesmo que uma função seja tecnicamente uma fórmula, é uma fórmula predefinida, não aquela que você cria. Portanto, a maneira mais fácil de distinguir a diferença entre uma função e uma fórmula no Excel é inserir uma função em uma fórmula criada por você.

    Função: Predefinida pelo Excel e pode ser inserida em uma fórmula.
    Fórmula: Definida por você e pode ser usada com ou sem uma função.

    Compartilhe com amigos

    Deixe um comentário

    Caro(a) concurseiro(a),

    Manter um site como o Mais Certames no ar demanda esforço, dedicação e recursos financeiros. É por isso que estamos aqui, humildemente, pedindo a sua contribuição. Com a sua ajuda, poderemos garantir que continuemos a oferecer conteúdo de qualidade, atualizado e de fácil acesso a todos os concurseiros que buscam realizar seus sonhos profissionais.

    Cada doação, por menor que seja, faz uma grande diferença. Ela nos permite cobrir os custos de hospedagem, desenvolvimento de conteúdo e manutenção do site, além de nos motivar a seguir em frente, sabendo que temos o apoio da nossa comunidade.

    Se o Mais Certames já foi útil para você de alguma forma, por favor, considere fazer uma doação. Sua generosidade não apenas ajudará a manter o site no ar, mas também beneficiará milhares de pessoas que compartilham do mesmo objetivo: conquistar uma vaga no serviço público.

    Agradecemos imensamente pelo seu apoio e confiança.

    Apoiar