Publicidade

O Microsoft Excel mudou muito desde que a primeira versão chegou em 1987, mas muitas das funcionalidades básicas ainda são as mesmas. A barra de fórmulas é um daqueles componentes que permaneceram praticamente os mesmos, mas agora a Microsoft está introduzindo uma pequena, mas importante mudança: uma nova fonte.

A Microsoft anunciou em uma postagem no blog: “Temos o prazer de anunciar uma mudança que tornará sua experiência de edição de fórmulas mais fácil e agradável: fonte monoespaçada na barra de fórmulas. Fonte monoespaçada é um tipo de fonte em que cada caractere tem a mesma largura, independentemente de sua forma ou estilo. Isso significa que suas fórmulas serão alinhadas e espaçadas uniformemente, tornando-as mais fáceis de ler e depurar.”

A fonte monoespaçada faz sentido, especialmente no contexto de fórmulas mais longas do Excel, muitas vezes parecendo mais funções de programação do que sintaxe matemática. Muitos editores de texto, editores de código e ambientes de desenvolvimento usam fontes monoespaçadas por padrão, incluindo Visual Studio Code, Notepad++, Android Studio e outras ferramentas. Também é usado na web na maioria das páginas e documentações onde exemplos de código são mostrados.

A mudança não afetará a aparência da sua planilha real, já que ela é controlada pela seleção da fonte – a Microsoft está apenas atualizando a forma como as fórmulas aparecem na barra de fórmulas na parte superior da janela do Excel. A empresa disse: “As fontes monoespaçadas oferecem cópia e colagem simplificada de código de diferentes fontes, mantendo a formatação. Elas também garantem uma aparência uniforme em várias plataformas e editores, garantindo legibilidade e estrutura consistentes”.

A nova fonte de barra formular do Microsoft Excel está sendo testada agora no Canal Beta no Windows. A postagem do blog diz que a fonte monoespaçada será lançada primeiro para todos no Excel para Windows e, em seguida, chegará a outras plataformas algum tempo depois. Um funcionário da Microsoft também disse nos comentários da postagem do blog que a mesma mudança pode ocorrer na barra de fórmulas do PowerPoint, dependendo do feedback da atualização do Excel.

Esta não é a única mudança que vimos no Excel recentemente. A Microsoft começou a testar a formatação de valores obsoletos no início deste mês, o que adiciona um tachado às células com valores que não foram recalculados.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade