Publicidade

Uma maneira de facilitar a leitura dos dados da planilha é aplicar cores a linhas alternadas. O Microsoft Excel oferece algumas maneiras de alternar a cor da linha para que você possa usar o método que funcionar melhor para você.

Use uma tabela e estilo

Ao usar uma tabela com um estilo de cor de linha alternada, você pode aplicar facilmente esse sombreamento com pouco esforço. Você pode fazer isso convertendo seus dados em uma tabela ou escolhendo um estilo para uma tabela existente.

Converter e estilizar uma tabela

Se você não tiver seus dados formatados como uma tabela, poderá convertê-los e aplicar um estilo ao mesmo tempo. Selecione todos os dados que você deseja formatar e vá para a guia Início.

Clique na seta suspensa Formatar como Tabela e escolha um estilo de linha alternado.

Confirme o intervalo de células para os dados da tabela e clique em “OK”.

Você terá seus dados formatados como uma tabela com um estilo de linha alternado.

Alterar um estilo de tabela existente

Se você já tiver uma tabela para seus dados , selecione qualquer célula dentro dela e vá para a guia Design da Tabela.

Para mostrar estilos com cores de linha alternadas, marque a caixa Linhas com faixas na seção Opções de estilo de tabela da faixa de opções.

Em seguida, expanda a caixa Estilos de tabela e escolha um estilo com cores de linha alternadas nos esquemas de cores Claro, Médio ou Escuro.

Usar formatação condicional

Talvez você não queira formatar seus dados como uma tabela. Nesse caso, você pode usar a formatação condicional para aplicar cores de linha alternadas.

Se você deseja aplicar a cor apenas a um determinado intervalo de células, selecione essas células. Para colorir todas as linhas alternadas em toda a planilha, clique no botão Selecionar tudo (triângulo) no canto superior esquerdo da planilha.

Vá para a guia Início, selecione a seta suspensa Formatação Condicional na seção Estilos e escolha “Nova Regra”.

Na parte superior da janela pop-up abaixo Selecione um tipo de regra, escolha “Usar uma fórmula para determinar quais células formatar”.

Na seção inferior abaixo de Editar a descrição da regra, insira a seguinte fórmula na caixa “Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira”:

=MOD(LINHA(),2)=0

Selecione “Formatar” e escolha a cor que deseja usar para as linhas alternadas na guia Preenchimento. Você também pode usar um padrão com ou sem cor, se quiser. Você verá uma visualização da cor na parte inferior. Se estiver satisfeito com isso, clique em “OK”.

Você estará de volta à caixa Nova Regra de Formatação. Aqui, novamente, você pode confirmar a cor na visualização na parte inferior. Clique em “OK” para aplicar a regra.

Este método colore linhas pares alternadas.

Se você quiser aplicar uma cor também às linhas ímpares, crie outra nova regra condicional e use esta fórmula:

=MOD(LINHA(),2)=1

Siga os mesmos passos para escolher a cor e aplicar a regra.

Você pode editar ou remover regras de formatação condicional a qualquer momento acessando Home > Formatação Condicional > Gerenciar Regras.

O uso de cores de linha alternadas para sua planilha oferece a você e ao seu público uma maneira clara de ler e analisar dados.

Para saber mais, veja como adicionar bordas de células depois de colorir as linhas alternadas no Excel.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade