Leitura em 6 minuto(s)

Com as opções integradas do Microsoft Excel, você pode converter de forma rápida e fácil seus arquivos de valores separados por vírgula ( CSV ) para o formato Excel (XLSX). Veja como você realiza essa conversão em seu computador.

Várias maneiras de converter CSV para XLSX

O Excel oferece várias maneiras de converter um arquivo CSV em um arquivo XLSX.

O primeiro método é abrir seu arquivo CSV no Excel e salvá- lo como um arquivo XLSX. A desvantagem desse método é que ele usa o formato de dados padrão do Excel, que pode não funcionar muito bem com os dados do seu CSV. Por exemplo, seu CSV pode usar um determinado formato de data e esse formato pode ser diferente no Excel, o que torna seus dados imprecisos.

O outro método é importar os dados do seu arquivo CSV para uma pasta de trabalho do Excel e salvá-la como um novo arquivo XLSX. Com esse método, você configura o tipo de dados para os dados do seu arquivo CSV.

O Excel também possui um “Assistente de importação de texto” legado para importar dados de arquivos como CSV em suas planilhas, mas os novos métodos mencionados estão substituindo-o lentamente.

Observação: você não precisa necessariamente converter um arquivo CSV para o formato Excel para abri-lo e editá-lo no aplicativo Excel. Você pode trabalhar com seus arquivos CSV sem convertê-los no Excel.

Converter CSV para Excel com a opção “Salvar como”

“Salvar como” é uma maneira rápida e fácil de converter a maioria dos arquivos CSV para o formato Excel sem problemas.

Para usar esse método, abra o gerenciador de arquivos do seu computador e localize o arquivo CSV que deseja converter para Excel. Em um PC com Windows, use o Explorador de Arquivos para fazer isso. No Mac, use o Finder.

Clique com o botão direito do mouse no arquivo CSV e selecione Abrir com > Excel no menu. Isso abre seu arquivo no aplicativo Excel.

Quando o Excel abrir, você verá todos os dados do seu arquivo CSV nele. Revise esses dados cuidadosamente e faça qualquer modificação neles antes de salvá-los no formato Excel.

Se tudo estiver correto, salve o arquivo como um arquivo XLSX. Faça isso clicando em “Arquivo” no canto superior esquerdo do Excel.

Na barra lateral à esquerda, clique em “Salvar como”.

Selecione “Procurar” no painel à direita.

Você verá uma janela “Salvar como”. Nesta janela, escolha uma pasta onde você gostaria de salvar o arquivo XLSX resultante. Clique no campo “Nome do arquivo” e digite um nome para o seu novo arquivo. Clique no menu suspenso “Salvar como tipo” e selecione “Pasta de trabalho do Excel (*.XLSX)” para que seu arquivo seja salvo no formato Excel.

Por fim, na parte inferior da janela “Salvar como”, clique em “Salvar” para salvar seu arquivo.

E é isso. Seu arquivo CSV agora está convertido para o formato Excel e está disponível na pasta especificada.

Converter CSV para Excel com a opção “From Text/CSV”

Para revisar e modificar as configurações de seus dados CSV antes de importá-los para o Excel e convertê-los para o formato Excel, use o recurso de importação “De texto/CSV” integrado do aplicativo.

Esse recurso conecta sua pasta de trabalho ao arquivo CSV e importa seus dados CSV. Em seguida, depois de ter os dados em sua pasta de trabalho, salve a pasta de trabalho como um arquivo do Excel.

Para começar, primeiro abra o Microsoft Excel no seu computador e crie uma nova planilha. Na faixa de opções do Excel na parte superior, clique na guia “Dados”.

Na guia “Dados”, na seção “Obter e transformar dados”, clique em “De texto/CSV”. Agora você conectará sua pasta de trabalho ao seu arquivo CSV.

Na janela “Importar dados” que se abre, acesse a pasta que contém seu arquivo CSV e clique duas vezes no arquivo para adicioná-lo ao Excel.

No Excel, uma nova janela será aberta exibindo os dados do seu arquivo CSV. Aqui, o Excel tenta manter seus dados o mais precisos possível. No entanto, se você encontrar algum problema, use os menus suspensos nesta janela para corrigi-los.

Por exemplo, se o arquivo importado usa um tipo de codificação diferente, clique no menu suspenso “Origem do arquivo” e escolha um tipo apropriado. Da mesma forma, para que o Excel analise mais linhas em seus dados para definir os tipos de dados, clique no menu suspenso “Detecção de tipo de dados” e selecione uma opção.

Quando tudo estiver bem e você quiser importar esses dados na tela para o Excel, clique em “Carregar” na parte inferior da janela.

Agora você tem os dados do seu arquivo CSV em sua pasta de trabalho do Excel

Por padrão, o Excel usa o formato de tabela para seus dados importados. Se você quiser usar intervalos normais, clique em qualquer célula da tabela e selecione Tabela > Converter em intervalo no menu. Em seguida, selecione “OK” no prompt.

Sua tabela desapareceu, mas sua formatação permanece. Para se livrar dessa formatação em estilo de tabela, selecione toda a tabela, clique na guia “Início” do Excel e escolha Limpar > Limpar formatos.

Agora você tem os dados do seu arquivo CSV em texto simples em sua planilha do Excel.

Para salvar esses dados no formato Excel, no canto superior esquerdo do Excel, clique em “Arquivo”.

Na barra lateral esquerda, selecione “Salvar”.

Uma janela “Salvar como” será aberta. Aqui, digite um nome para o seu arquivo e clique em “Salvar”.

E isso é tudo. Agora você tem a versão do formato Excel (XLSX) do seu arquivo CSV disponível em seu computador.

Compartilhe com amigos

Um comentário

  1. Joice, Na versão nova do 365, o excel força o uso do Power Query para a importação de dados, ok, não vejo problemas, e pode ser melhor. Mas estou enfrentando uma dificuldade, se faço um planilha com dados usando power query em uma máquina, e tento atualizar em outra, o excel dar erro alegando não achar os dados (csv), e não mostra opção para escolher o arquivo em uma pasta, como contornar isso essa situação? agradeço qualquer dica

Deixe um comentário

Caro(a) concurseiro(a),

Manter um site como o Mais Certames no ar demanda esforço, dedicação e recursos financeiros. É por isso que estamos aqui, humildemente, pedindo a sua contribuição. Com a sua ajuda, poderemos garantir que continuemos a oferecer conteúdo de qualidade, atualizado e de fácil acesso a todos os concurseiros que buscam realizar seus sonhos profissionais.

Cada doação, por menor que seja, faz uma grande diferença. Ela nos permite cobrir os custos de hospedagem, desenvolvimento de conteúdo e manutenção do site, além de nos motivar a seguir em frente, sabendo que temos o apoio da nossa comunidade.

Se o Mais Certames já foi útil para você de alguma forma, por favor, considere fazer uma doação. Sua generosidade não apenas ajudará a manter o site no ar, mas também beneficiará milhares de pessoas que compartilham do mesmo objetivo: conquistar uma vaga no serviço público.

Agradecemos imensamente pelo seu apoio e confiança.

Apoiar