Publicidade

Quando você deseja exibir três séries de dados em um tipo de gráfico de dispersão, um gráfico de bolhas é a escolha ideal. Mostraremos como organizar seus dados e criar um gráfico de bolhas no Microsoft Excel.

Como uma variação do gráfico de dispersão, um gráfico de bolhas é frequentemente usado para mostrar dados financeiros. No entanto, você pode usar esse estilo de gráfico para outros tipos de dados em que deseja enfatizar determinados valores como bolhas.

Preparar os dados do gráfico de bolhas

Como o Excel plota os dados que você fornece no gráfico para você, você vai querer ter certeza de que está organizado corretamente.

Aqui estão os princípios básicos a serem lembrados:

  • Um gráfico de bolhas não usa um eixo de categoria, mas valores.
  • Um gráfico de bolhas usa valores para x, y e z, enquanto um gráfico de dispersão usa apenas x e y.
  • Organize seus dados de modo que os valores de x estejam na primeira linha ou coluna com os valores de y correspondentes próximos e z no final. Lembre-se que os valores de z determinam os tamanhos das bolhas.
  • Certifique-se de ter pelo menos quatro linhas ou colunas de dados.
  • Não inclua cabeçalhos de linha ou coluna em sua seleção de dados para o gráfico. Caso contrário, ele pode não exibir os dados corretamente.
  • Usaremos os dados abaixo como exemplo para o gráfico de bolhas. Você pode ver que os valores x estão na coluna A, os valores y estão na coluna B e os valores z estão na coluna C.
  • Crie o gráfico de bolhas

    Selecione o conjunto de dados para o gráfico arrastando o cursor por ele. Em seguida, vá para a guia Inserir e a seção Gráficos da faixa de opções.

    Clique na seta suspensa Inserir dispersão ou gráfico de bolhas e escolha um dos estilos de gráfico de bolhas na parte inferior da lista.

    Seu gráfico é exibido em sua planilha imediatamente. Você pode ver nossos valores de quantidade (x) na parte inferior, valores de custo (y) no lado esquerdo e valores de vendas (z) como os tamanhos das bolhas.

    A partir daqui, você pode arrastar para mover ou redimensionar o gráfico ou personalizá-lo para incluir uma linha de tendência, legenda, rótulos de dados e muito mais.

    Personalize o gráfico de bolhas

    Você tem algumas maneiras diferentes de personalizar o gráfico de bolhas no Excel. Selecione o gráfico para abrir uma ou mais das visualizações a seguir.

    Guia de design do gráfico

    Abra a guia Design do gráfico para aplicar um layout diferente, escolha um novo estilo, alterne as colunas e linhas ou adicione um elemento de gráfico.

    Aba Formatar

    Abra a guia Formato para usar uma cor de preenchimento, contorno, efeito, WordArt ou texto alternativo.

    Formatar a barra lateral do gráfico

    Clique com o botão direito do mouse no gráfico e escolha “Formatar área do gráfico”. Você pode então fazer algumas das mesmas coisas que na guia Formatar. Você pode adicionar uma cor de preenchimento ou borda, aplicar uma sombra ou brilho e alterar o tamanho ou as propriedades .

    Botões de formato de gráfico do Windows

    Se você usa o Excel no Windows, também verá três botões aparecerem no lado direito do gráfico de bolhas enquanto ele estiver selecionado.

  • Elementos do gráfico: adicione, remova ou posicione os títulos dos eixos , barras de erro, rótulos de dados , linhas de grade, legenda e linha de tendência.
  • Estilos de gráfico: escolha um estilo de gráfico de bolhas diferente ou outro esquema de cores.
  • Filtros do gráfico: filtre os dados no gráfico por valor ou nome.
  • Editar os dados do gráfico

    Se você editar ou excluir dados do gráfico, o gráfico de bolhas será atualizado automaticamente. Mas se você adicionar dados, como outra linha ou coluna, precisará ajustar a seleção de dados.

    Siga um destes procedimentos para incluir mais dados no gráfico:

  • Selecione o gráfico e arraste o contorno dos dados para incluir os novos dados.
  • Clique com o botão direito do mouse no gráfico e escolha “Selecionar dados”. Ajuste o intervalo de dados do gráfico.
  • Selecione o gráfico e clique em “Selecionar dados” na guia Design do gráfico. Edite o intervalo de dados do gráfico.
  • Os gráficos são visualizações úteis e atraentes de dados. Portanto, se você tiver um conjunto de dados que um gráfico de dispersão não pode acomodar, considere um gráfico de bolhas no Excel.

    Compartilhe com amigos

    Publicidade

    Deixe um comentário

    Publicidade