Publicidade

Se você deseja encontrar números acima ou abaixo da média, não precisa calcular essa média e revisar os valores para os valores mais altos ou mais baixos. Com a formatação condicional no Excel, você pode destacar automaticamente esses números.

Além de uma maneira rápida de destacar valores acima ou abaixo da média, você pode dar um passo adiante e ver aqueles que são iguais e superiores ou iguais e inferiores. Dependendo do que você deseja exibir, vejamos como usar a formatação condicional no Microsoft Excel para médias.

Configurar uma regra de formatação condicional rápida

Abra a planilha no Excel com a qual deseja trabalhar e selecione as células que deseja usar. Você pode escolher uma coluna, linha, intervalo de células ou células não adjacentes.

Vá para a guia Início e clique na seta suspensa Formatação Condicional na seção Estilos da faixa de opções. Mova o cursor para Regras Superior/Inferior e você verá Acima da média e Abaixo da média no menu pop-out. Escolha o que você deseja usar.

Na janela pop-up, você verá alguns formatos padrão na lista suspensa. Selecione o que você deseja e clique em “OK”.

Você verá as células que se aplicam à regra definida formatada com a opção escolhida.

Criar uma regra de formatação mais detalhada

A regra de formatação rápida acima é útil para uma maneira rápida de ver números acima ou abaixo da média. Mas você pode querer mais detalhes ou formatação diferente. Ao criar uma regra do zero, você pode adaptá-la às suas necessidades.

Selecione as células e vá para a guia Início. Clique na seta suspensa Formatação Condicional e selecione “Nova Regra”.

Na parte superior da janela pop-up, escolha Formatar somente valores acima ou abaixo da média.

Na parte inferior da janela, use o menu suspenso Formatar valores que são para selecionar a média que deseja destacar. Você pode escolher entre opções como acima, abaixo, igual ou acima, igual ou abaixo ou usar um desvio padrão.

Selecione “Formatar” e escolha como deseja destacar essas células. Você pode usar a guia Fonte para escolher uma cor, estilo ou formato de fonte ou usar a guia Preenchimento para escolher uma cor ou padrão de preenchimento para as células. Você também pode usar uma combinação de formatos, se desejar. Clique em “OK” quando terminar.

Você voltará à janela Regra de formatação, onde verá a visualização da formatação que acabou de selecionar. Se estiver satisfeito com a regra, escolha “OK”.

Você verá suas células destacadas de acordo com suas escolhas.

Você pode aplicar mais de uma regra ao mesmo conjunto de células, se desejar. Por exemplo, você pode ter uma regra para destacar células acima da média usando um formato e outra para células abaixo da média usando um formato diferente.

A formatação condicional no Excel é uma maneira conveniente de destacar outros tipos de valores. Você pode usá-lo para destacar os valores com classificação mais alta ou mais baixa, identificar determinadas datas ou encontrar duplicatas em sua planilha.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade