Publicidade


Se precisar gerar um ou mais números aleatórios para negócios, educação ou outra finalidade, você pode fazer isso diretamente no Microsoft Excel. Você pode obter números aleatórios usando uma ferramenta de geração de números aleatórios ou uma função do Excel.

Use o gerador de números aleatórios no Excel

Com um suplemento da Microsoft chamado Analysis ToolPak, você pode executar muitas operações estatísticas e de engenharia, como encontrar uma média móvel. Outro recurso da ferramenta é um gerador de números aleatórios.

Adicionar o Analysis ToolPak

Para ver se você já tem o suplemento, vá para a guia Dados e a seção Análise da faixa de opções. Procure o botão Análise de dados. Se você tiver o botão, poderá pular para o uso da ferramenta.

Se não vir o botão, você pode adicioná-lo facilmente. Vá para Arquivo> Opções e selecione “Suplementos” à esquerda. Na parte inferior da janela, vá para Gerenciar e selecione “Suplementos do Excel”. Clique em “Go”.

Quando a janela Add-ins for aberta, marque a caixa ao lado de Analysis ToolPak e clique em “OK”.

Use o gerador de número aleatório

Vá para a guia Dados e clique em “Análise de Dados” na seção Análise da faixa de opções. Quando a janela aparecer, selecione “Geração de número aleatório” e clique em “OK”.

Começando na parte superior da janela, insira o número de colunas que deseja preencher usando a caixa Número de variáveis. Em seguida, insira o número de linhas na caixa Número de números aleatórios.

Este gerador é avançado no sentido de que você pode selecionar a distribuição que deseja usar a partir de opções como Bernoulli, Binomial, Patterned e Discrete. Depois de selecionar a Distribuição na lista suspensa, a seção Parâmetros será atualizada com as informações necessárias para você completar.

No campo Random Seed, você pode inserir um número inicial (até 9999) para o gerador usar, se desejar. Em seguida, escolha uma das Opções de saída para onde deseja que seus números aleatórios sejam exibidos.

Clique em “OK” quando estiver pronto e receberá seus números.

Use as funções de números aleatórios no Excel

Outra opção para gerar números aleatórios no Excel é usar uma função. Existem três funções que você pode usar. Cada vez que você recalcular ou reabrir a pasta de trabalho, um novo número aleatório será gerado com essas funções. Eles não oferecem tantas opções quanto a ferramenta Gerador de números aleatórios, mas são mais simples de usar.

A Função RAND

Com a RAND função, você pode gerar um número aleatório maior ou igual a zero e menor que um. Isso fornece opções de números decimais. Mas você também pode obter números maiores do que um ajustando a fórmula.

Para um número aleatório básico, digite o seguinte e pressione Enter:
= RAND ()

Para um número aleatório maior ou igual a zero e menor que 500, digite o seguinte e pressione Enter:
= RAND () * 500

Para um número inteiro aleatório maior ou igual a zero e menor que 500, digite o seguinte e pressione Enter:
= INT (RAND () * 500)

A função RANDBETWEEN

Talvez você queira gerar um número que esteja entre dois números específicos. Nesse caso, você usaria a RANDBETWEEN função .

Para um número aleatório entre 10 e 100, digite o seguinte e pressione Enter:
= RANDBETWEEN (10.100)

Para um número aleatório entre 10 e 10 negativos, digite o seguinte e pressione Enter:
= RANDBETWEEN (-10,10)

A função RANDARRAY

Para assinantes do Microsoft 365 , a RANDARRAY função fornece um conjunto de números aleatórios. Você pode escolher o número de linhas e colunas a serem preenchidas com números. Você também pode selecionar valores mínimos e máximos e especificar números inteiros ou decimais.

A sintaxe para esta função é RANDARRAY(rows, columns, minimum, maximum, whole-decimal)onde você insere Trueum número inteiro ou Falseum número decimal como o último argumento. Todos os argumentos são opcionais.

Para uma matriz aleatória de números que cobre três linhas e quatro colunas, você deve inserir o seguinte e pressionar Enter:
= RANDARRAY (3,4)

Para uma matriz aleatória que cobre o mesmo número de linhas e colunas, mas também tem um mínimo de 1 e um máximo de 10, digite o seguinte e pressione Enter:
= RANDARRAY (3,4,1,10)

Para uma matriz aleatória que usa esses mesmos argumentos, mas retorna apenas números inteiros, você deve inserir o seguinte e pressionar Enter:
= RANDARRAY (3,4,1,10, VERDADEIRO)

O Microsoft Excel oferece opções fáceis para gerar números aleatórios. Quer você precise de um número discreto ou simplesmente de um número entre um e 10, o Excel tem o que você precisa.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade