Publicidade

Se você usa formatação condicional no Microsoft Excel, provavelmente sabe que pode usar mais de uma regra por vez. Para controlar essas regras, bem como editar, excluir ou duplicar uma, você pode usar o Gerenciador de regras.

Quer esteja realçando uma linha ou procurando dados duplicados, você pode aplicar várias regras de formatação condicional ao mesmo conjunto de células ou células diferentes na mesma planilha. Além disso, você pode configurar regras em várias planilhas em sua pasta de trabalho. Com o Gerenciador de Regras, você tem uma maneira fácil de visualizar e gerenciar todas as suas regras de formatação.

Abra o Gerenciador de Regras no Excel

Antes de abrir o Gerenciador de Regras, você pode selecionar uma planilha específica para trabalhar, se desejar. No entanto, a ferramenta permite que você escolha a planilha que contém as regras de formatação condicional que deseja gerenciar.

Vá para a guia Início, clique na seta suspensa Formatação Condicional e escolha “Gerenciar Regras”.

Quando a janela Gerenciador de Regras de Formatação Condicional for exibida, use a caixa suspensa na parte superior para escolher a planilha ou para usar a seleção atual de células e visualizar as regras.

Isso permite alternar entre as regras configuradas para diferentes planilhas em sua pasta de trabalho.

Gerenciar regras de formatação condicional

Na parte superior do Gerenciador de regras estão várias ações que você pode executar. Depois de realizar uma ação, clique em “Aplicar” e depois em “OK” na parte inferior da ferramenta. E, claro, se você mudar de ideia, clique em “Cancelar”.

Criar uma nova regra

Clique em “Nova Regra” para configurar outra na planilha atual ou para as células selecionadas. Se você ainda não tiver células selecionadas, basta adicioná-las na coluna “Aplica-se a” dessa regra.

Editar uma regra

Clique em “Editar regra” para alterar o tipo e a descrição da regra. Esta caixa é semelhante à janela Nova Regra. Você pode fazer alterações na regra ou na própria formatação. Quando terminar, clique em “OK” para aplicar as alterações.

Se você deseja alterar apenas o intervalo de células de uma regra, basta atualizar as referências de célula na coluna Aplica-se a essa regra.

Excluir uma regra

Se você deseja remover uma regra completamente, clique em “Excluir regra”. Apenas esteja ciente de que você não será solicitado a confirmar esta ação. Portanto, depois de excluir uma regra de formatação condicional aqui, ela será removida definitivamente.

Duplicar uma regra

Uma maneira fácil de configurar uma regra de formatação condicional semelhante é duplicar uma regra atual. Talvez você tenha criado uma regra com base na data para que todas as datas da semana passada sejam destacadas em verde. Mas você também quer uma regra para que as datas desta semana sejam destacadas em amarelo. Você pode clicar em “Duplicar regra” para o primeiro, depois clicar em “Editar regra” para o copiado e fazer seus ajustes.

Isso também é útil se você deseja aplicar a mesma regra a outro intervalo de células.

Reorganize suas regras

As regras listadas na ferramenta estão na ordem em que se aplicam. Isso significa que, se você tiver mais de uma regra para o mesmo conjunto de células, cada regra será aplicada na ordem em que for exibida. Você pode reorganizar essa ordem usando os botões de seta no lado direito.

Selecione uma regra que você deseja mover para cima ou para baixo e use a seta correspondente para movê-la.

Além de reordenar suas regras, você pode querer impedir que aquelas na lista sejam aplicadas em algum momento. Para este caso, você marcaria a caixa à direita da regra para “Stop If True”. Então, se a regra se aplicar e a formatação condicional ocorrer, nenhuma regra adicional será aplicada.

Veja um exemplo: digamos que você esteja destacando valores com base na classificação. Você tem regras para destacar células com números acima da média e aquelas nos 50% superiores. Mas aqueles acima da média são sua principal preocupação. Você pode marcar a caixa Parar se for verdadeiro para que, se a regra acima da média se aplicar a essas células, ela pare lá e não destaque as que estão nos 50% superiores também.

Você pode acompanhar suas regras de formatação condicional facilmente com o Gerenciador de Regras no Excel. E para regras adicionais que podem lhe interessar, veja como usar conjuntos de ícones para representar valores ou como destacar espaços em branco ou células com erros .

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade