Publicidade

As datas no Microsoft Excel são úteis para rastrear finanças, pedidos e vendas. Portanto, pode chegar um momento em que você deseja extrair um mês ou ano de uma entrada de data. Funções e fórmulas tornam isso uma tarefa fácil.

Existem algumas maneiras de obter um mês de uma data no Excel, dependendo se você deseja exibir o resultado como um número, palavra ou abreviação. E, felizmente, você pode usar esses mesmos métodos para obter o ano a partir da entrada da data.

Obter o mês ou ano com funções de data

Se você deseja obter o valor numérico de um mês, como 10 para outubro, 11 para novembro e assim por diante, a função MONTH faz o trabalho rapidamente. Durante anos, você pode simplesmente usar a função YEAR e uma referência.

A sintaxe para cada função é a mesma: MONTH (reference)e YEAR (reference)onde você se refere à célula que contém a data.

Você pode usar as seguintes fórmulas para obter o mês e, em seguida, o ano a partir da data na célula A2:

=MÊS(A2)

=ANO(A2)

Você verá o resultado na célula que contém a fórmula.

Lembre-se, o mês é formatado como seu valor numérico.

Se você tiver uma lista de datas em que deseja obter o mês e/ou ano para cada entrada, use a alça de preenchimento para arrastar a(s) fórmula(s) para as células restantes.

Obtenha o mês ou ano com a função TEXT

Talvez você prefira ver o nome do mês ou uma abreviação em vez do número. Você pode fazer isso para o mês usando a função TEXT. Você também pode obter o número de dois dígitos do ano com esse método.

A sintaxe da função é TEXT(value, format_code)onde você precisará de ambos os argumentos para exibir o mês. A value é a célula que contém a data e format_codeé como você deseja exibir o resultado.

Aqui, obteremos o mês da data na célula A2 como uma palavra completa usando a letra M de mês como format_code:

=TEXT(A2,”mmmm”)

Observe que você precisa de pelo menos quatro M entre aspas para obter o nome completo do mês. O número de letras no nome do mês não corresponde ao número de M’s no argumento; basta digitar pelo menos quatro deles.

Para obter a abreviação de três letras para um mês em vez do nome completo, basta usar três M’s:

=TEXT(A3,”mmm”)

Você também pode usar a função TEXT se quiser apenas dois dígitos para o ano em vez de todos os quatro. Você usará a letra Y para o ano como format_code:

=TEXT(A2,”aa”)

Novamente, você pode usar a alça de preenchimento para copiar a(s) fórmula(s) para as células restantes, se desejar.

Extrair um mês ou ano de uma data completa no Excel leva apenas um minuto com esses métodos. Para saber mais, confira essas funções adicionais de data e hora no Excel que podem ser úteis.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade