Publicidade


No Microsoft Excel, COUNTIF é uma das fórmulas mais utilizadas. Ele conta todas as células em um intervalo que corresponde a uma única condição ou a várias condições e é igualmente útil na contagem de células com números e texto.

Qual é a função CONT.SE?

COUNTIF permite que os usuários contem o número de células que atendem a certos critérios, como o número de vezes que uma parte de uma palavra ou palavras específicas aparecem em uma lista. Na fórmula real, você dirá ao Excel onde ele precisa procurar e o que precisa procurar. Ele conta células em um intervalo que atende a condições únicas ou múltiplas, como demonstraremos a seguir.

Como usar a fórmula CONT.SE no Microsoft Excel

Para este tutorial, usaremos um gráfico de inventário simples de duas colunas, registrando materiais escolares e suas quantidades.

Em uma célula vazia, digite =COUNTIF seguido por um colchete aberto. O primeiro argumento “intervalo” pede o intervalo de células que você gostaria de verificar. O segundo argumento “critérios” pergunta o que exatamente você deseja que o Excel conte. Geralmente é uma string de texto. Portanto, entre aspas duplas, adicione a string que deseja encontrar. Certifique-se de adicionar a aspa de fechamento e o colchete de fechamento.

Portanto, em nosso exemplo, queremos contar o número de vezes que “Canetas” aparece em nosso estoque, o que inclui o intervalo G9:G15. Usaremos a seguinte fórmula.

= CONT.SE (G9: G15, “Canetas”)

Você também pode contar o número de vezes que um número específico aparece, colocando o número no argumento de critérios sem aspas. Ou você pode usar operadores com números dentro de aspas para determinar os resultados, como “<100" para obter uma contagem de todos os números menores que 100.

Como contar o número de valores múltiplos

Para contar o número de valores múltiplos (por exemplo, o total de canetas e borrachas em nosso gráfico de estoque), você pode usar a seguinte fórmula.

= CONT.SE (G9: G15, “Canetas”) + CONT.SE (G9: G15, “Apagadores”)

Isso conta o número de borrachas e canetas. Observe que esta fórmula usa CONT.SE duas vezes, pois há vários critérios sendo usados, com um critério por expressão.

Limitações da fórmula COUNTIF

Se sua fórmula CONT.SE usar critérios correspondentes a uma string com mais de 255 caracteres, ela retornará um erro. Para corrigir isso, use a função CONCATENATE para combinar strings com mais de 255 caracteres. Você pode evitar digitar a função completa simplesmente usando um E comercial (&), conforme demonstrado abaixo.

= CONT.SE (A2: A5, “string longa” e “outra string longa”)

Um comportamento das funções CONT.SE que devemos estar atentos é que elas desconsideram strings com maiúsculas e minúsculas. Os critérios que incluem uma string em minúsculas (por exemplo, “borrachas”) e uma string em maiúsculas (por exemplo, “ERASERS”) corresponderão às mesmas células e retornarão o mesmo valor.

Outro comportamento das funções CONT.SE envolve o uso de caracteres curinga. Usar um asterisco nos critérios CONT.SE irá corresponder a qualquer sequência de caracteres. Por exemplo, =COUNTIF(A2:A5, “*eraser*”)contará todas as células em um intervalo que contenha a palavra “borracha”.

Quando você está contando valores em um intervalo, pode estar interessado em destacar os valores com classificação superior ou inferior.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade