Publicidade

Se você usa o Microsoft Excel para controlar seu dinheiro, pode usá-lo para calcular valores de empréstimos ou fazer o orçamento de suas finanças. Para acompanhar isso, você também pode acompanhar seus investimentos, o que significa usar a função FV.

No Excel, a função FV calcula o valor futuro de um investimento. Com apenas alguns dados, você pode obter esse valor para facilitar o trabalho em direção ao seu objetivo.

A função FV no Excel

A sintaxe da função é FV(rate, periods, payment, pv, type)onde os três primeiros argumentos são necessários.

Você pode usar o pv argumento para o valor presente. Você também pode adicionar type0 para pagamentos devidos no final do período ou 1 para o início do período. Se um dos dois argumentos opcionais for omitido, a função assume 0.

Para determinar o valor futuro do seu investimento, verifique se você tem a taxa de juros anual, o número total de pagamentos e o valor do pagamento em cada período.

Use a função FV

Como exemplo, temos nossa taxa na célula B2, número de pagamentos na célula B3 e valor do pagamento na célula B4. Observe que você deve inserir o valor do pagamento como um número negativo ao usar a função FV.

Selecione a célula para exibir o resultado. É aqui que você inserirá a fórmula para a função. Para encontrar o valor futuro do nosso investimento com os dados que você vê, use a seguinte fórmula:

=FV(B2/12,B3,B4)

Nota: A taxa de juros é dividida por 12 porque é uma taxa de juros anual.
Fácil, certo? Agora vamos adicionar esses argumentos opcionais. Aqui, adicionaremos um pv (valor presente) de 100 que também deve ser um número negativo. Você pode usar o valor ou uma referência de célula na fórmula.

=FV(B2/12,B3,B4,-100)

Agora, vamos adicionar um 1 para o último argumento opcional de typepara indicar que os pagamentos vencem no início do período. Novamente, você pode inserir o valor ou usar uma referência de célula na fórmula:

=FV(B2/12,B3,B4,-100,1)

Se você quiser usar o typeargumento sem o pvargumento, você pode fazer isso digitando nada entre as vírgulas dentro da fórmula como:

=FV(B2/12,B3,B4,,1)

Quando você quer saber quanto vale o seu investimento no final, a função FV no Excel aparece. Para obter ajuda adicional com suas finanças, veja como usar o Money in Excel da Microsoft.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade