Leitura em 3 minuto(s)

Se você estiver colaborando em uma planilha, talvez queira detalhar uma fórmula inserida por alguém. Embora muitas vezes seja tão fácil, há outras em que a fórmula é mais complicada. O Excel fornece uma ferramenta para avaliar fórmulas passo a passo.

Para fórmulas aninhadas ou longas, você pode ver como elas funcionam uma etapa de cada vez de dentro para fora. Isso não apenas ajuda você a entender a fórmula e seus argumentos, mas também pode ajudá-lo a solucionar erros de fórmula.

Observação: a partir de maio de 2022, o recurso está disponível no Windows com Excel para Microsoft 365, Excel 2019, Excel 2016, Excel 2013, Excel 2010 e Excel 2007.

Use a ferramenta Avaliar Fórmula no Excel

Abra sua planilha do Excel e selecione a célula que contém a fórmula que você deseja avaliar. Vá para a guia Fórmulas e escolha “Avaliar Fórmula” na seção Auditoria de Fórmulas da faixa de opções.

Você verá sua fórmula colocada na caixa central. Clique em “Avaliar” para começar. A ferramenta avalia a fórmula de dentro para fora, então você notará primeiro explicando a parte sublinhada.

Vamos percorrer nosso exemplo de fórmula aninhada: =IF(SUM(A1:A5)>20,AVERAGE(A1:A5),”No”). Esta fórmula diz que, se a soma das células A1 e A5 for maior que 20, calcule a média das células de A1 a A5, caso contrário, exiba “Não”.

Ao clicar em “Avaliar”, a parte sublinhada da fórmula mostra o resultado. Em nossa fórmula, ele soma as células A1 a A5 e vê se o resultado é maior que 20.

Então, quando você clicar em “Avaliar” novamente, a próxima parte sublinhada será avaliada e mostrará o resultado. Para nós, o resultado é False porque a soma não é maior que 20.

Quando você chegar ao final, verá o resultado final exibido em seu celular. Para nossa fórmula, isso é “Não” porque a fórmula da função SE exibe o resultado se-não-então.

Você pode então selecionar “Reiniciar” para ver a avaliação passo a passo novamente ou “Fechar” para sair da ferramenta.

Vejamos outro exemplo em que você pode usar os recursos Step In e Step Out da ferramenta. Para isso, usaremos uma fórmula básica de função SE em vez de uma fórmula aninhada: =IF(A1=5,”Yes”,”No”). Isso diz que, se o valor na célula A1 for igual a 5, exiba “Sim”, caso contrário, exiba “Não”.

Aqui vemos nossa fórmula com a parte sublinhada e o botão Step In disponível.

Clique nesse botão para exibir a constante da fórmula. Ele aparecerá em sua própria caixa. Você pode ver aqui que é 1 porque esse é o valor na célula A1.

Você pode então clicar em “Sair” para fechar essa caixa e continuar com “Avaliar” para trabalhar com a fórmula. A próxima etapa avalia se 1 é igual a 5, por nossa fórmula.

Clique em “Avaliar” para ver que o resultado é Falso, 1 não é igual a 5.

Portanto, o resultado da fórmula é “Não”.

Compartilhe com amigos

Deixe um comentário

Caro(a) concurseiro(a),

Manter um site como o Mais Certames no ar demanda esforço, dedicação e recursos financeiros. É por isso que estamos aqui, humildemente, pedindo a sua contribuição. Com a sua ajuda, poderemos garantir que continuemos a oferecer conteúdo de qualidade, atualizado e de fácil acesso a todos os concurseiros que buscam realizar seus sonhos profissionais.

Cada doação, por menor que seja, faz uma grande diferença. Ela nos permite cobrir os custos de hospedagem, desenvolvimento de conteúdo e manutenção do site, além de nos motivar a seguir em frente, sabendo que temos o apoio da nossa comunidade.

Se o Mais Certames já foi útil para você de alguma forma, por favor, considere fazer uma doação. Sua generosidade não apenas ajudará a manter o site no ar, mas também beneficiará milhares de pessoas que compartilham do mesmo objetivo: conquistar uma vaga no serviço público.

Agradecemos imensamente pelo seu apoio e confiança.

Apoiar