Publicidade

Quando você precisar modificar uma planilha do Excel sem acionar novos cálculos, ative o modo de cálculo manual . Este é um dos recursos mais antigos do Microsoft Excel e, depois de três décadas, ainda sofre de um problema estranho: o Excel não indica quando uma alteração feita no modo manual afeta um cálculo existente. Se você não tomar cuidado ao editar uma planilha no modo de cálculo manual, poderá acabar com valores incorretos ou “obsoletos”.

Para resolver esse problema, a versão beta mais recente do Windows adiciona uma nova “ formatação de valor obsoleto ” ao Excel. É uma ideia bastante simples; a formatação tachada será aplicada a quaisquer valores que se tornem “obsoletos” quando você mexer no modo de cálculo manual. Além disso, uma pequena caixa de aviso aparecerá quando você clicar em uma célula com um valor obsoleto. Esta caixa se expande em um menu de contexto com várias opções úteis, incluindo uma ferramenta para recalcular o valor da célula (e uma opção para desativar a formatação de valores obsoletos).

A formatação de valores obsoletos também se aplicará ao modo de cálculo automático, mas apenas em circunstâncias especiais. Se você pressionar a tecla Escape ao executar um cálculo complexo, por exemplo, poderá acabar com uma célula obsoleta. Ainda assim, o recurso é mais útil no modo de cálculo manual.

Para ser claro, o Excel sempre rastreou valores obsoletos. Mas os usuários não tinham como verificar quais células estavam obsoletas ou quantas. Como observa a Microsoft, o modo de cálculo manual é anterior ao Excel e foi originalmente introduzido pelo programa macOS VisiCalc em 1979 – é um recurso seriamente atrasado.

Infelizmente, não parece haver uma maneira de personalizar a formatação de valores obsoletos. Você não pode dizer ao Excel para destacar células obsoletas em vermelho, por exemplo. Portanto, você ainda precisará manter os olhos abertos ao trabalhar em planilhas grandes, pois o texto tachado pode se misturar com todas as outras linhas horizontais do Excel.

A formatação de valores obsoletos está atualmente limitada ao Canal Beta do Excel no Windows. O recurso sairá da versão beta nos próximos meses, quando estará disponível para todos os usuários do Excel no Windows. A Microsoft não confirmou um cronograma para quando podemos esperar o recurso no macOS e nos aplicativos da web.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade