Publicidade

Se você gosta de rabiscar suas palavras, formas ou equações, pode usar os recursos de tinta do Microsoft Office para converter esses itens. Com Ink to Text, Ink to Shape e Ink to Math, você pode transformar seus rabiscos em elementos utilizáveis.

Outro recurso de tinta útil é o Ink Replay. Com ele, você pode reproduzir os desenhos do início ao fim. Isso é conveniente para documentos, planilhas ou slides cheios de marcações manuscritas que você deseja decifrar.

Recursos de tinta do Microsoft Office

Você pode usar Ink to Shape, Ink to Math e Ink Replay no Microsoft Word, Excel e PowerPoint. O PowerPoint também oferece uma ferramenta extra chamada Ink to Text. Cada recurso funciona de forma ligeiramente diferente do outro e de forma diferente no PowerPoint versus Word e Excel.

Os recursos de tinta estão disponíveis nas versões do Microsoft Office, incluindo 2016 e posteriores, juntamente com o Microsoft 365 no Windows e Mac. O recurso Ink Replay, no entanto, está disponível apenas para assinantes do Microsoft 365.

Use tinta para moldar

Com a ferramenta Tinta para Forma, você pode desenhar uma forma, linha de conector ou seta e convertê-la no equivalente gráfico do Office para obter uma aparência agradável e organizada.

Word e Excel

Vá para o seu documento ou planilha e vá para a guia Desenhar. Selecione “Ink to Shape” na seção Converter da faixa de opções.

Aviso: Certifique-se de selecionar o botão para habilitar o recurso antes de desenhar sua forma.
Escolha uma ferramenta de desenho e desenhe a forma. Você deve vê-lo imediatamente convertido para o equivalente do Office.

Power Point

Ao contrário do Word e do Excel, você não seleciona o botão Tinta para Forma antes de desenhar sua forma. Em vez disso, desenhe a forma primeiro.

Em seguida, use a ferramenta Selecionar ou Laço para selecionar a forma. Em seguida, clique no botão Ink to Shape na faixa de opções ou no ícone no canto superior direito do desenho.

Se sua forma convertida não parecer muito correta, selecione os três pontos exibidos depois de convertê-la. Você pode então escolher uma forma diferente.

Use tinta para matemática

Com o Ink to Math, você pode desenhar sua equação e depois converter os números e símbolos em equivalentes do Office, semelhante ao recurso Ink to Shape. Para obter mais detalhes sobre como usar este Ink Equation Editor, confira nosso tutorial completo.

Word e Excel

Na guia Desenhar, selecione “Ink to Math” na seção Converter da faixa de opções. Desenhe sua equação na área Write Math Here.

Se tudo estiver correto, clique em “Inserir” para inserir a equação em seu documento ou planilha. Se precisar fazer correções antes de inseri-lo, use as ferramentas Apagar ou Selecionar e corrigir na janela.

Power Point

No PowerPoint, você pode usar o mesmo editor de equações descrito acima ou desenhar sua equação ao lado e depois convertê-la.

Para usar o editor, vá para a guia Draw, clique na seta suspensa Ink to Math e escolha “Open Ink Equation Editor”. Você pode usá-lo para desenhar sua equação e fazer as correções necessárias.

Para converter sua equação, use uma ferramenta de desenho para desenhá-la no slide. Em seguida, escolha a ferramenta Selecionar ou Laço para selecionar a equação.

Clique no botão Ink to Math na faixa de opções ou no ícone no canto superior direito da equação para convertê-la.

Como o recurso Tinta para forma acima, selecione os três pontos no canto superior direito da equação se ela aparecer incorretamente e você quiser ver as sugestões.

Use tinta para texto

Como mencionado, o recurso Tinta para Texto está disponível apenas no PowerPoint. E funciona de forma semelhante aos outros recursos de tinta.

Vá para a guia Desenhar e use uma ferramenta para rabiscar seu título, subtítulo ou outro texto. Use a ferramenta Lasso para selecionar o texto.

Clique no botão Tinta para Texto na faixa de opções ou no ícone no canto superior direito do texto para convertê-lo.

Assim como os outros recursos de tinta, selecione os três pontos no canto superior direito do texto para ver sugestões adicionais.

Usar repetição de tinta

O Ink Replay é um desses recursos que você apreciará se tiver um documento, planilha ou slide contendo muitas marcações, como círculos, setas e texto. Você simplesmente clica no botão e vê como cada desenho aparece como foi desenhado originalmente.

Observação: você não pode usar o Replay de tinta depois de converter a tinta em uma forma, matemática ou texto.

Vá para a guia Draw e selecione “Ink Replay” na seção Replay da faixa de opções.

Você não precisa selecionar nada primeiro. O recurso então reproduz todos os desenhos como um vídeo para você assistir.

Você pode usar a barra de reprodução na parte inferior para reproduzir, pausar, retroceder e avançar a reprodução. Mas você também pode usá-lo para percorrer o replay lentamente. Basta mover o ponto no controle deslizante em vez de usar o botão play.

Observação: você não pode usar o Ink Replay como um vídeo de apresentação no PowerPoint. Está disponível apenas no modo de edição que você usa para criar sua apresentação de slides. No entanto, como solução alternativa, você pode gravar sua tela no modo de edição e inserir o vídeo na apresentação.
Se você gosta de desenhar formas, rabiscar equações ou anotar texto, pode converter facilmente esses itens para que apareçam bem em seus documentos do Office usando os recursos de tinta. Dê-lhes uma tentativa!

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade