Publicidade

Quando quiser melhorar a aparência ou a legibilidade do documento, considere adicionar uma linha no texto. Embora inserir uma linha horizontal no Microsoft Word possa ser intuitivo, adicionar uma linha vertical não é.

Existem várias maneiras de inserir uma linha vertical em seu documento do Word. O posicionamento da linha pode determinar qual opção você usa, então vamos ver suas opções.

Método 1: Inserir uma borda de página

Uma maneira rápida e fácil de adicionar uma linha vertical é usar o recurso de borda de página. Isso funciona bem se você quiser que a linha estique o comprimento da página e ultrapasse as margens. Com ele, você pode personalizar a linha para uma aparência atraente ou mantê-la simples.

Vá para a guia Início, clique na seta suspensa Bordas e selecione “Bordas e sombreamento”.

Na janela exibida, escolha a guia Borda da página na parte superior. Em seguida, use as ferramentas de visualização à direita para adicionar a linha vertical à esquerda, à direita ou em ambos os lados da página. No canto inferior direito, você pode usar a caixa suspensa Aplicar a para escolher se deseja a linha em todo o documento ou em uma seção específica.

Para personalizar a linha, use as configurações de Estilo, Cor, Largura e Arte no centro da janela. Quando terminar, clique em “OK”.

E então você tem o produto final!

Método 2: Inserir uma borda de parágrafo

Talvez você queira apenas aplicar uma linha vertical a parte da página, como um parágrafo. Nesse caso, você pode usar a ferramenta de borda para adicionar uma à esquerda, à direita ou ambas e manter a linha nas margens superior e inferior.

Se você deseja inserir a linha ao lado de um parágrafo existente, selecione o parágrafo inteiro. Se você quiser inserir a linha e adicionar o texto, coloque o cursor onde deseja que a linha comece.

Abra a guia Início e clique na seta suspensa Bordas. Na seção superior, você pode selecionar Borda esquerda ou Borda direita. Para adicionar os dois, selecione um e depois o outro.

Para personalizar as linhas verticais, escolha “Borders and Shading” na lista suspensa Borders. Use a guia Bordas e a seção central para selecionar as configurações de Estilo, Cor e Largura que deseja aplicar. Confirme se “Parágrafo” está selecionado na caixa suspensa Aplicar a no canto inferior direito da janela. Clique em “OK” para aplicar as alterações.

Então, você verá sua borda de parágrafo bonita e organizada.

Método 3: Inserir uma guia de barra

Se você deseja colocar uma linha vertical em vários locais de parágrafo em vez de apenas à esquerda ou à direita, você pode usar o recurso Tabs .

Vá para a guia Início, clique na seta suspensa Espaçamento entre linhas e parágrafos e selecione “Opções de espaçamento entre linhas”.

Quando a janela aparecer, na guia Recuos e Espaçamento, clique em “Tabs” no canto inferior esquerdo.

Em Alinhamento, escolha “Barra”.

Você pode então usar a seção Posições de Paradas de Tabulação na janela para escolher os pontos para as paradas de tabulação e as linhas verticais que as acompanham. Ou clique em “OK” para fechar a janela e use sua régua para definir suas paradas de tabulação.

Método 4: Inserir uma forma de linha

Talvez você queira total liberdade com onde você coloca suas linhas verticais. Você pode usar o recurso Forma para inserir uma linha vertical, torná-la tão longa quanto desejar, movê-la para onde quiser e personalizar sua aparência.

Abra a guia Inserir, clique na seta suspensa Formas e selecione a Linha na seção Linhas.

Use o cursor para desenhar a linha no comprimento desejado. Em seguida, selecione e arraste a linha para movê-la para onde quiser ou redimensioná-la.

Para personalizar a linha, selecione-a e vá para a guia Shape Format. Você pode usar as opções na faixa de opções para alterar o estilo, aplicar uma cor diferente ou adicionar um efeito.

Método 5: inserir uma linha entre as colunas

Se você tiver seu documento organizado em colunas, poderá inserir uma linha vertical entre essas colunas.

Coloque o cursor dentro de uma coluna e vá para a guia Layout. Clique na seta suspensa Colunas e selecione “Mais colunas”.

Na janela que aparece, marque a caixa para Linha Entre. Clique em “OK” para aplicar a linha vertical e fechar a janela.

Você então tem uma linha limpa entre suas colunas.

Qualquer que seja o método usado para inserir uma linha vertical no Microsoft Word, você pode adicionar facilmente o elemento que deseja para melhorar a aparência ou a legibilidade do documento.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade