Publicidade

Quando você cria um documento que contém formas, imagens ou outros objetos, alinhá-los pode fazer toda a diferença na aparência do documento. Felizmente, o Microsoft Word fornece recursos para ajudá-lo a alinhar seus objetos.

Ao habilitar guias de alinhamento ou linhas de grade no Word, você pode colocar seus itens ordenadamente na página e alinhados para uma aparência consistente e profissional. Você também pode personalizar as configurações de cada recurso de acordo com sua preferência.

Ativar e usar guias de alinhamento

Usando Guias de Alinhamento, você vê linhas conforme arrasta seu objeto na página. Isso ajuda a alinhar o item com as margens superior, inferior, esquerda e direita por padrão.

Para ativar as guias, vá para a guia Layout e selecione a seta suspensa Alinhar na seção Organizar da faixa de opções. Escolha “Guias de Alinhamento” para colocar uma marca de seleção ao lado do recurso para habilitá-lo.

Quando você vir o objeto que está arrastando alinhado com as guias, basta soltá-lo para colocá-lo naquele local.

Para desativar as guias, siga as mesmas etapas acima para desmarcar e remover a marca de seleção do recurso Guias de alinhamento.

Ativar e usar linhas de grade

Outra boa maneira de alinhar itens em seu documento é usando linhas de grade. Eles permitem que você mova seus itens livremente e os coloque uniformemente e com outros objetos de acordo com a grade.

Para ativar as linhas de grade, vá para a guia Layout e selecione a seta suspensa Alinhar. Escolha “Exibir linhas de grade” para colocar uma marca de seleção ao lado e habilitá-lo.

Você verá linhas de grade cobrindo cada página do seu documento, permitindo alinhar seus objetos com precisão.

Para desativar as linhas de grade, siga as mesmas etapas acima e desmarque “Exibir linhas de grade”.

Personalize as configurações de grade

Para Guias de Alinhamento e Linhas de Grade, você pode ajustar as configurações e opções de aparência e funcionamento. Retorne à guia Layout e ao menu suspenso Alinhar. Desta vez, selecione “Configurações de grade”.

Quando a caixa Grade e Guias for aberta, você verá as configurações disponíveis para Guias de Alinhamento na parte superior. Para exibir os Guias de Alinhamento, marque a caixa na parte superior. Em seguida, marque opcionalmente as caixas abaixo para guias de página, margem e parágrafo.

Para alinhar seu objeto com outros objetos, marque a caixa abaixo de Object Snapping.

Para ajustar o tamanho das Linhas de Grade, use as caixas Espaçamento Horizontal e Vertical para escolher esses tamanhos.

Para alterar a origem da grade, desmarque a caixa Use Margins e insira as medidas nas caixas Horizontal e Vertical Origin.

Para ativar as linhas de grade, marque a caixa abaixo de Mostrar grade para exibir linhas de grade na tela. Você pode então ajustar as configurações adicionais para posicionamento vertical e horizontal. E, para encaixar objetos na grade mesmo quando as linhas de grade não forem exibidas, marque a caixa na parte inferior.

Nota: Você não pode usar guias de alinhamento e linhas de grade ao mesmo tempo. Você notará que, se ativar um dos dois recursos, o outro será desativado automaticamente.
Quando você terminar com as configurações de grade, clique em “OK” para salvar as alterações. Para usar essas configurações em todos os seus documentos do Word, selecione “Definir como padrão”.

Com esses dois recursos convenientes, você pode alinhar itens perfeitamente em seu próximo documento do Word. Para saber mais, veja como sobrepor imagens no Word.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade