Publicidade

Para ajudar seus leitores a moverem-se rapidamente para informações pertinentes em seu documento, você pode usar o recurso Cross-Reference no Microsoft Word. Isso permite que seu público simplesmente clique e navegue para informações relacionadas no mesmo documento.

Ao contrário do recurso Inserir link no Word que permite vincular a outros locais em seu documento, o recurso Referência cruzada funciona com tabelas, figuras, notas de rodapé, notas finais e itens numerados em vez de apenas títulos e marcadores.

Definir uma referência cruzada para uma tabela ou outro objeto no Word

Você pode ter um documento no qual deseja fazer referência a uma seção com um cabeçalho, uma figura em outra página ou uma nota de rodapé contendo detalhes extras. Certifique-se de ter os itens aos quais deseja fazer referência já instalados para que eles sejam exibidos na janela de configuração de referência cruzada.

Para criar a referência cruzada, mova o cursor para o local no documento onde deseja inseri-la. Não selecione o texto existente para servir como link porque você escolherá as informações que deseja usar durante o processo a seguir.

Vá para a guia Inserir, clique na seta suspensa Links e escolha “Referência cruzada”.

Quando a janela Cross-Reference aparecer, escolha o Reference Type na lista suspensa. Você verá que pode escolher um item numerado, título, marcador, nota de rodapé, nota de fim , equação, figura ou tabela. Para este exemplo, usaremos uma tabela.

Depois de selecionar o Tipo de Referência, você verá esses itens em seu documento exibidos na caixa Para Qual na parte inferior da janela. Se nada aparecer na caixa, você não tem esse Tipo de Referência em seu documento.

Em seguida, escolha como o link aparecerá usando a caixa suspensa Inserir referência para. As opções disponíveis aqui dependem do Tipo de Referência selecionado. Por exemplo, você pode selecionar a legenda inteira de uma tabela, o rótulo e o número de uma equação ou o texto do título de um título.

Marque a caixa Inserir como hiperlink se ainda não estiver marcada. Em seguida, clique em “Inserir” para adicionar a referência cruzada.

Você deve ver o item Inserir referência para que você escolheu aparecer no texto no local do cursor. No exemplo abaixo, isso é exibido como Tabela A, pois selecionamos uma Tabela como Tipo de referência e
“Legenda inteira” como o item Inserir referência para.

Ao clicar (ou segurar Ctrl e clicar) no texto vinculado, você deve pular diretamente para o item referenciado.

Criar uma referência cruzada para um número de página

Vejamos mais um exemplo usando uma configuração de referência cruzada diferente. Criamos uma lista numerada de instruções e queremos fazer referência cruzada a uma das etapas usando um número de página em nosso texto.

Coloque o cursor onde deseja a referência, clique na caixa suspensa Links na guia Inserir e selecione “Referência cruzada” como antes.

Para Tipo de Referência, escolha “Lista Numerada” e você verá cada item da lista na caixa Para Qual. Selecione o item da lista que deseja usar. Para Inserir referência para, escolha “Número da página”. Clique em “Inserir”.

Você verá que o número “2” foi colocado em nosso texto onde o cursor estava porque nossa lista numerada está na página dois.

Quando você clica (ou mantém pressionada a tecla Ctrl e clica em ) no número 2 vinculado, ele o leva diretamente para a etapa selecionada na página dois.

Se você estiver criando um documento cheio de equações, figuras, tabelas ou outros itens que deseja tornar mais fácil para o seu público encontrar, considere o recurso de referência cruzada no Microsoft Word. E se você quiser criar links para outros documentos a partir do seu atual, saiba mais sobre o recurso Inserir Link no Word.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade