Publicidade

Você tem um documento onde você precisa numerar os parágrafos? Talvez você queira os números como pontos de referência ou simplesmente precise incluí-los. Mostraremos como numerar parágrafos no Microsoft Word.

O Word oferece um recurso para numerar as linhas de um documento. Mas quando se trata de numerar parágrafos, não há um recurso embutido ou uma ferramenta útil. No entanto, usando o recurso Lista numerada e fazendo alguns ajustes na formatação, você pode adicionar números de parágrafo.

Adicionar números de parágrafo no Word

Inserir números de parágrafo usando o recurso Lista numerada funciona exatamente como quando você usa o recurso para adicionar itens de lista.

Selecione seus parágrafos arrastando o cursor por eles e vá para a guia Início. Para aplicar o estilo de número padrão, clique em “Numeração” na seção Parágrafo da faixa de opções.

Para usar um formato de número diferente, clique na seta ao lado do botão Numeração e selecione uma opção.

Agora você tem numeração básica para seus parágrafos. No entanto, isso faz com que seus parágrafos pareçam um pouco com uma lista. Então, vamos ver as diferentes maneiras de formatá-los com base em suas necessidades.

Formate os recuos da lista numerada

Você tem algumas maneiras de formatar os números na lista, bem como os parágrafos que eles representam. Você pode usar o recurso Ajustar recuos da lista ou a régua. Vejamos ambos.

Ajustar os recuos da lista

Selecione os números na lista, clique com o botão direito do mouse e escolha “Ajustar recuos da lista” no menu de atalho.

Esta pequena caixa prática oferece várias maneiras de formatar os parágrafos numerados.

Posição do número: Esta configuração move os números para dentro ou para fora da margem esquerda e não afeta a posição dos parágrafos. Insira o número de polegadas ou use as setas para aumentá-las ou diminuí-las em incrementos menores.

Text Indent: Esta configuração ajusta o espaçamento do parágrafo da esquerda e afeta o overflow das linhas. Aqui novamente, insira o número de polegadas ou use as setas para aumentar ou diminuir a medida.

Seguir número com: Esta configuração determina o que é exibido entre o número e a primeira palavra do parágrafo. Você pode escolher entre Tab Character, Space ou Nothing. Se você selecionar Tab Character, você pode opcionalmente adicionar a tabulação em um determinado ponto.

Você pode ajustar uma configuração ou experimentar mais para obter a aparência exata desejada.

Use a régua

Se o uso das ferramentas Ajustar recuos da lista não fornecer os resultados desejados, você também poderá mover manualmente os números e parágrafos usando a régua na parte superior.

Para exibir a régua, vá para a guia Exibir e marque a caixa Régua na seção Mostrar da faixa de opções.

Aqui estão algumas maneiras de usar a régua para ajustar os recuos.

Arraste os números para fora da margem: se você não quiser os números diretamente no documento, mas na área da margem, isso é possível.

Selecione os parágrafos e arraste o indicador de recuo da primeira linha (triângulo superior) para a esquerda. Você verá uma exibição de linha ao fazer isso. Solte quando estiver satisfeito com a localização.

Arraste os números e mova os parágrafos: Se você preferir mover tudo para que os números fiquem fora da margem e os parágrafos fiquem alinhados mais à esquerda, essa também é uma boa opção.

Selecione os parágrafos e arraste o indicador de recuo à esquerda (retângulo inferior) para a esquerda. Novamente, você verá a linha ao fazer isso. Solte quando vir a posição desejada.

A numeração de parágrafos pode ser algo que você deseja ou algo que é necessário para o seu documento. De qualquer forma, você pode adicionar esses números e ajustar a formatação de acordo com sua preferência.

Compartilhe com amigos

Publicidade

Deixe um comentário

Publicidade