Leitura em 3 minuto(s)

O agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita. Ele também cuida de animais, como vacas, ovelhas, cavalos, galinhas, porcos, entre outros animais normalmente criados na zona rural.

É uma das profissões mais antigas do mundo, devido a necessidade humana de alimentação por meio de vegetais e proteína animal. O agricultor precisa ter conhecimento técnico para lidar com as questões rotineiras do campo, como mudanças climáticas, pragas e momentos ideais para realizar suas ações. Ele precisa evitar perdas e produzir alimentos saudáveis para que seu trabalho seja bem-sucedido.

Como atua um Agricultor?

O dia de trabalho de um agricultor costuma começar cedo para cuidar de plantações, semear, regar, colher e acompanhar o cultivo de alimentos que podem ser para consumo próprio ou até mesmo para comercialização. Ele também é responsável pelo cuidado com os animais e tem a ajuda de máquinas para suas atividades diárias. Atualmente, salário médio de um agricultor brasileiro fica em torno de R$1.000,00.

Caso você tenha dúvidas se a área de Ciências Agrárias é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

Onde atua um Agricultor?

O agricultor pode atuar em chácaras, sítios ou fazendas, cuidando de forma mais próxima de plantações e rebanhos.

Ele poderá trabalhar em sua propriedade ou ser contratado pelo dono da terra para realizar os serviços necessários, sejam eles específicos e pontuais, durante toda uma temporada, ou de forma contínua.

Como se tornar um Agricultor?

Não existem requisitos obrigatórios para se tornar um agricultor, entretanto algumas características podem destacar um profissional no mercado. Em primeiro lugar, é preciso ser alguém atento, esforçado e com sensibilidade aos detalhes do campo. Com a inserção cada vez mais comum da tecnologia no campo, é interessante ter completado o Ensino Médio para compreender e lidar bem com as situações que possam surgir nesse contato com máquinas, contas, materiais e outros profissionais.

Algumas escolas técnicas agrícolas oferecem formação diferenciada aos jovens e adultos do campo, aproximando a educação da realidade em que vivem. Muitos agricultores também estão se inscrevendo em cursos superiores como Agronomia, para que possam trazer mais conhecimento científico ao seu trabalho e agregar valor ao seu serviço.

Compartilhe com amigos

Deixe um comentário

Caro(a) concurseiro(a),

Manter um site como o Mais Certames no ar demanda esforço, dedicação e recursos financeiros. É por isso que estamos aqui, humildemente, pedindo a sua contribuição. Com a sua ajuda, poderemos garantir que continuemos a oferecer conteúdo de qualidade, atualizado e de fácil acesso a todos os concurseiros que buscam realizar seus sonhos profissionais.

Cada doação, por menor que seja, faz uma grande diferença. Ela nos permite cobrir os custos de hospedagem, desenvolvimento de conteúdo e manutenção do site, além de nos motivar a seguir em frente, sabendo que temos o apoio da nossa comunidade.

Se o Mais Certames já foi útil para você de alguma forma, por favor, considere fazer uma doação. Sua generosidade não apenas ajudará a manter o site no ar, mas também beneficiará milhares de pessoas que compartilham do mesmo objetivo: conquistar uma vaga no serviço público.

Agradecemos imensamente pelo seu apoio e confiança.

Apoiar